Vitaminas e o fortalecimento da imunidade: qual a relação?

Devemos observar como positivo a busca cada vez maior das pessoas em busca de saúde e compostos benéficos para o funcionamento do organismo. Um ponto cada vez mais buscado pelas pessoas é o fortalecimento da imunidade. Com um sistema imunológico mais atuante e funcional, é possível viver uma vida mais plena, feliz e claro – saudável.

A busca pelo fortalecimento da imunidade possui componentes de grande importância: As vitaminas. E sobre essa relação que falaremos hoje no nosso artigo.

Vitaminas e funções no organismo

As vitaminas são substâncias essenciais aos seres humanos, uma vez que o organismo não é capaz de produzi-las. Por isso, elas precisam ser obtidas através da alimentação ou então da suplementação.

As vitaminas desempenham uma série de funções no desenvolvimento e no metabolismo do ser humano. Entretanto, diferente do que muita gente pode acreditar, elas não são utilizadas como forma de energia ou, tampouco, material de reposição celular.

Essas incríveis substâncias agem como aditivos, que são indispensáveis para a ocorrência de pequenas reações fisiológicas e consequente funcionamento de sistemas completos. A falta de vitaminas no organismo, mesmo que em uma pequena concentração, pode causar uma série de problemas à saúde.

Fortalecimento da imunidade através de vitaminas

Manter o consumo regular de vitaminas é fundamental tanto para o fortalecimento da imunidade, quanto para sua manutenção. Algumas vitaminas específicas são capazes de potencializar o sistema imunológico. São elas:

  • Vitamina A;
  • Vitamina B6;
  • Vitamina B9;
  • Vitamina C;
  • Vitamina D.

Agora vamos demonstrar como cada uma delas age promovendo o fortalecimento da imunidade.

Vitamina A

A vitamina A possui importante papel no processo de renovação celular e inibição de quadros de infecção. Sua deficiência está relacionada à redução do funcionamento de células de defesa, como os linfócitos. Essa vitamina pode ser encontrada em óleos, vegetais, frutas e alimentos de origem animal.

Vitamina B6

A vitamina B6 participa de diversos processos metabólicos. Sua deficiência diminui a proliferação de células de defesa, reduzindo naturalmente a produção de anticorpos. Essa relação é facilmente observada em exames de pacientes portadores de HIV.

Vitamina B9

A vitamina B9 está associada ao funcionamento do sistema nervoso e prevenção a diferentes tipos de câncer. Quando essa vitamina se apresenta em baixos níveis, o organismo se torna mais suscetível a ação de agentes invasores como vírus, bactérias e fungos. O que facilita o surgimento de doenças.

Vitamina C

A vitamina C é uma grande aliada do sistema imunológico. Sua ação antioxidante é capaz de renovar as células defesa do organismo, garantindo assim, o fortalecimento da imunidade. A suplementação dessa vitamina é capaz de prevenir doenças de origem respiratória

Vitamina D

A deficiência de vitamina D promove uma série de alterações intestinais e pode influenciar no surgimento de doenças de origem autoimune. Por isso, manter seus níveis da normalidade é importante.

Suplementação também pode ajudar

Embora as vitaminas possam ser obtidas através da alimentação, muitas vezes por conta de preferências ou alergias alimentares ou até mesmo presença de alguma patologia, o consumo vitamínico pode não ser adequado, podendo causar danos ao organismo como um todo.

Pensando assim, apostar no uso de suplementos é uma maneira de garantir o aporte de vitaminas, bem como o fortalecimento da imunidade.

Se você está em busca de suplementos vitamínicos de qualidade, capazes de garantir o aporte necessário á sua saúde, conte com a DoValle. Com anos de experiência, contamos com uma linha completa de produtos, capazes de promover saúde, bem-estar e felicidade. Para conhecer todos eles, basta clicar aqui e escolher o que melhor se adapta às suas necessidades.