Principais sinais de carência de vitaminas complexo B

Saiba quais são os principais sinais de falta de vitaminas do complexo B

Em busca de uma vida mais saudável, é comum que pessoas busquem diferentes fontes alimentares com as mais variadas composições, pensando tanto em macro quanto em micronutrientes. Dentro dessas opções, existe um grupo vitamínico que chama bastante atenção por conta de sua importância: As vitaminas do complexo B.

Essas vitaminas possuem uma série de funções específicas e atuam de maneira conjunta a enzimas, facilitando a transformação de diferentes fontes alimentares em energia, por isso são tão importantes e a carência de qualquer uma delas é perigosa.

Foi pensando em chamar a atenção para deficiências de vitaminas do complexo B que produzimos esse conteúdo. Confira.

As vitaminas do complexo B

Existe uma série de vitaminas do complexo B. são elas:

  • Tiamina – vitamina B1;
  • Riboflavina – vitamina B2;
  • Niacina – vitamina B3;
  • Ácido pantotênico – vitamina B5;
  • Piridoxina – Vitamina B6;
  • Biotina – vitamina B7;
  • Ácido fólico (ou folato) vitamina B9;
  • Cobalamina – vitamina B12.

Todas essas vitaminas juntas formam as vitaminas do complexo B. Dito isso, agora é hora de falarmos dos sinais de carência de cada uma delas.

Tiamina – vitamina B1

A tiamina está intimamente relacionada ao apetite, além de estar ligada ao controle da quantidade de energia que o organismo pode (e deve gastar). Os principais sinais de carência dessa vitamina do complexo B são: Falta de ar, falta de apetite, prisão de ventre, inchaço nas pernas, sono, fraqueza e sonolência

Riboflavina – vitamina B2

A vitamina B2 atua na produção sanguínea, estimula o crescimento e atua no funcionamento do sistema nervoso. Os sinais de carência são inflamações nas mucosas da boca e do nariz, feridas nos lábios, conjuntivite recorrente e sensibilidade à luz.

Niacina – vitamina B3

A vitamina B3 possui grande importância para a circulação sanguínea, além de ofertar energia para as células. Os principais sintomas de carência dessa que é uma das mais importantes vitaminas do complexo B são diarreia, enjoo, feridas espalhadas pelo corpo, vômitos e perda de peso sem causa aparente.

Ácido pantotênico – vitamina B5

A vitamina B5 é fundamental para o processo de cicatrização. Além disso, ela participa ativamente da produção de hormônios. Os sintomas mais comuns de carência são sonolência, alergias, formigamentos, formação de gases intestinais e ocorrência de cãibras.

Piridoxina – vitamina B6

A vitamina B6 auxilia na manutenção do metabolismo, além de manter o sistema nervoso e a saúde da pele em dia. Os principais sinais de carência de piridoxina são feridas ao redor dos olhos, boca e nariz, além de inflamações sem causas definidas na mucosa oral.

Biotina – vitamina B7

A biotina auxilia na absorção de outras vitaminas do complexo B pelo intestino, além de ser de essencial para a saúde de cabelos, unhas e pele. Os sinais de carência da vitamina B7 envolvem cansaço, perda de apetite, queda de cabelo, unhas quebradiças e irritações na pele.

Folato – vitamina B9

A vitamina B9 é importante para o funcionamento dos sistemas nervoso, imunológico e circulatório. Os sintomas de carência envolvem tontura, diarreia, palidez, falta de ar, irritabilidade e dores de cabeça.

Cobalamina – vitamina B12

A vitamina B12 é de grande importância na prevenção de doenças de origem cardíacas e neurológicas, auxiliando na manutenção do sistema nervoso como um todo. Os sinais de carência são anemia, formigamento nas pernas, dificuldade de concentração e falta de energia.

Quem mais sofre com carências de vitaminas do complexo B?

Idosos, adolescentes, gestantes e idosos estão dentro da faixa de risco daqueles que podem sofrer com carências de vitaminas do complexo B.

Além disso, veganos, vegetarianos, pessoas que precisam fazer uso de corticoides, que tem o hábito de ingerir bebidas alcóolicas ou pacientes com problemas intestinais também podem apresentar deficiências nutricionais dessas vitaminas.

Suplementação é eficaz, mas requer orientação profissional 

É importante destaca que em muitos casos, a alimentação não se faz suficiente para repor a carência de vitaminas do complexo B em níveis considerados satisfatórios, por isso, uma das melhores formas de garantir a reposição e manutenção dessas vitaminas se dá através de suplementação.

Suplementos vitamínicos possuem todas as vitaminas do complexo B em sua composição e são, capazes de garantir as doses necessárias para todas as faixas etárias. No entanto, para uma reposição segura e adequada é importante que haja prescrição médica para sua utilização.

Além da necessidade de se buscar auxílio médico para reposição de vitaminas do complexo B, é importante buscar por um suplemento de qualidade. Por isso, te convidamos a conhecer nossa linha de produtos.

Com mais de 50 anos de experiência o laboratório DoValle é considerado especialista na produção de complexos vitamínicos, além de outros produtos como enzimas e nutracêuticos capazes de potencializar a saúde de seus consumidores.

Quando seu médico prescrever, qualquer suplemento, a DoValle deve ser sua escolha. Conheça a nossa linha de produtos clicando aqui.