Vitamina D e imunidade: por que fortalecer seu organismo com o sol?

Saiba qual é a relação da vitamina D e imunidade e ganhe em saúde!

Vivemos hoje um momento preocupante que não era visto há muito tempo. Uma pandemia que afeta um grande número de pessoas e, consequentemente, sobrecarrega os sistemas de saúde por onde passa, causada por uma nova espécie de coronavírus (Covid-19). Por conta dessa situação, muitos estudos vêm sendo realizados com o objetivo de potencializar a saúde em geral. 

Dentre as múltiplas pesquisas, a relação entre vitamina D e imunidade tem se destacado. É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Vitamina D e imunidade: compreenda a relação

Embora seja chamada de vitamina D, essa substância possui forma molecular e ações semelhantes a de hormônios. Também conhecida como vitamina do sol, ela pode ser sintetizada através da exposição solar ou por meio de suplementação.

Há tempos que que a vitamina D e imunidade são estudadas. A substância é conhecida por aumentar níveis de interleucina 10, um composto capaz de amenizar ação de patologias autoimunes.

Além dessa ação autoimune, a vitamina D é conhecida por ações perante o funcionamento do sistema imune. É comprovado cientificamente que manter bons níveis da substância colaboram para um sistema imune mais fortalecido e ativo.

Níveis insuficientes de vitamina D podem levar à desregulação de respostas imunes e contribuir para a invasão de agentes invasores, como é o caso do novo coronavírus.

Vitamina D e coronavírus

Uma pesquisa realizada na Itália, país com maior número de mortos até agora na pandemia, mostrou que muitos dos pacientes, principalmente os idosos apresentavam baixos níveis da vitamina em seu organismo.

De maneira conjunta aos estudos, os pesquisadores sugerem a sistemas de saúde do mundo todo, que garantam níveis adequados de vitamina D à população, sobretudo os já infectados, seus familiares, profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate e idosos frágeis.

Obtenção de vitamina D

A vitamina D é conhecida como vitamina do sol pelo simples fato do organismo humano sintetizá-la através da exposição solar. A recomendação geral hoje é de que as pessoas, mesmo em quarentena ou isolamento social, se exponham ao sol, por um período de 10 a 15 minutos diários, mesmo que seja na janela.

Para aqueles que não conseguem se expor, a recomendação é que entrem em contato com seus médicos e nutricionistas para a organização de um esquema de suplementação, com a finalidade de garantir vitamina D e imunidade.

É válido reiterar que o uso da vitamina D por conta própria também não é recomendado, uma vez que o consumo excessivo, pode causar efeitos indesejados no organismo.

Vitamina D não é a cura

Embora vitamina D e imunidade estejam interligadas, algo importante de ser mencionado é que a substância não deve ser vista como a cura para o novo vírus que tem se espalhando pelo mundo, mas sim uma ajuda capaz de prevenir a infecção, ou então acelerar o processo de recuperação dos pacientes.

Conte com a Dvalle para manter sua saúde

Depois de descobrir a relação entre vitamina D e imunidade, saiba que você pode contar conosco para se proteger.

Com uma linha de suplementos nutracêuticos de excelência, a DoValle é referência em todo o Brasil no que diz respeito à manutenção da saúde.

Para conhecer nossos produtos, basta acessar esse link.