Artrite – Você conhece essa patologia?

tipos de artrite

Conheça os diferentes tipos de artrite existentes e descubra como a prevenção é possível!

Artrite é um termo utilizado de maneira geral para descrever processos dolorosos que acometem principalmente as articulações. Existem hoje mais de 100 tipos de artrite, mas de maneira simplória, profissionais da saúde descrevem a condição como uma inflamação articular que envolve dor e inchaço, podendo afetar boa parte da população.

Pensando em abordar o tema de maneira profunda, hoje vamos apresentar os principais tipos de artrite e como é possível preveni-las. Vamos lá?

Os principais tipos de artrite

Depois de descobrir o que é a artrite em nossa introdução, vamos elencar agora, os principais tipos dessa condição de saúde. São eles:

  • Artrite reumatóide;
  • Artrite degenerativa;
  • Artrite metabólica;
  • Artrite infecciosa.

Mostraremos agora a diferença entre cada uma delas.

Artrite reumatóide

Esse é o tipo mais famoso da doença. Trata-se de uma condição inflamatória crônica, de causa desconhecida e na maioria das vezes autoimune que mais acomete mulheres do que homens, tendo início por volta dos 30 anos de idade.

Nesse tipo, o paciente sente rigidez articular pela manhã, dores simétricas – punho esquerdo e punho direito, por exemplo, e ao menos três regiões afetadas.

A artrite reumatóide também é conhecida pelo nome de artrite inflamatória.

Artrite degenerativa

Também chamada de osteoartrite, a artrite degenerativa ocorre quando a cartilagem se desgasta causando atrito entre os ossos, o que gera dores, rigidez e inchaços localizados.

Os fatores de risco dessa variação da doença incluem excesso de peso, histórico familiar, idade avançada e algum tipo de lesão pré-existente.

A artrite degenerativa pode ser prevenida com a prática regular de exercícios físicos, manutenção de peso e não realização de movimentação repetitiva.

Artrite metabólica 

Esse tipo de artrite é causado pela produção exacerbada de ácido úrico.

O ácido úrico é uma substância produzida de maneira natural pelo organismo humano a partir da metabolização de elementos presentes nas células e em alguns alimentos.

Em algumas pessoas, os níveis de ácido úrico podem se elevar e formar cristais que se depositam em diferentes locais do corpo, principalmente em articulações, causando processos inflamatórios seguidos de inchaço e muita dor.

A artrite metabólica também é conhecida pelo nome de gota e atinge principalmente pessoas sedentárias, obesas e que consome de maneira regular bebidas alcoólicas e alimentos ricos em sódio e conservantes.

Artrite infecciosa

Agentes externos, como vírus, fungos ou bactérias podem entrar em contato com articulações e dar início a processos inflamatórios.

Quando isso ocorre, as articulações se tornam inflamadas e doloridas, mas o problema pode ser revertido com o uso de fármacos antivirais, antifúngicos e antibióticos. Entretanto, em condições raras, essa variação de artrite pode se tornar crônica.

Prevenir é possível

Embora muitos não acreditem, a prevenção da artrite é algo que pode ser facilmente colocado em prática.

Por se tratar de uma patologia de cunho inflamatório, a prevenção está em hábitos simples e baratos.

A primeira forma de se prevenir é praticar uma alimentação saudável, ingerindo alimentos de origem natural, sem qualquer tipo de conservantes, excesso de açúcar ou sódio, que são agentes altamente inflamatórios.

Outra forma de prevenir a artrite se dá por meio da prática de atividades físicas. Quando nos movimentamos, o organismo produz um hormônio chamado irisina, que possui ação anti-inflamatória.

Logo, se alimentar com qualidade e evitar o sedentarismo são excelentes estratégias para manter o organismo protegido dos diferentes tipos de artrite.

Nutracêuticos também podem ajudar

Além de levar um estilo de vida saudável, quando falamos de artrite, os nutracêuticos são de grande valia para prevenir, estabilizar e regredir quadros de artrite por conta de sua alta capacidade anti-inflamatória.

Ótimas opções de nutracêuticos que podem ser utilizadas em casos de artrite são os óleos de linhaça e de prímula e o colágeno hidrolisado.

Enquanto os óleos de linhaça e prímula garantem poderosa ação anti-inflamatória de maneira generalista para as articulações e para o organismo como um todo, o colágeno hidrolisado atua de modo a garantir a saúde articular, mantendo juntas saudáveis e funcionais.

Fazer uso de maneira combinada desses nutracêuticos é a melhor forma de prevenir e amenizar as dores causadas pela artrite.

Preocupada sempre com a qualidade de vida, a Dovalle, com toda sua experiência coloca à sua disposição uma linha completa de suplementos  alimentares.

Cuide do seu estilo de vida e conte com a Dovalle para ter mais saúde e qualidade de vida! 

Além de conhecer os tipos de artrite mostrados aqui, uma ótima forma de evitar problemas se dá por meio da realização de exames laboratoriais de maneira frequente. Busque sempre a ajuda de um especialista.