Saúde no inverno: Os cuidados com a imunidade das crianças

imunidade das crianças

Saiba quais são os cuidados com a imunidade das crianças, principalmente durante o inverno

A maioria das mães sabe que assim que seus filhos saem de casa, seja para ir à escola, creche ou simplesmente para brincar com os amigos, gripes, dores de ouvido e de garganta, resfriados e viroses podem passar a ser uma realidade.

A preocupação com a imunidade das crianças é algo que se faz presente em quase 100% do tempo dos pais. Uma preocupação real e que deve ser sempre levada a sério.

A exemplo do que ocorre com os idosos, a preocupação com a imunidade de crianças também cresce no inverno, onde problemas respiratórios tendem as acometer de maneira mais crítica e trazer complicações mais severas.

É por isso que agora que estamos entrando na estação mais fria do ano, queremos sugerir os principais cuidados que devem ser tomados. Não deixe de conferir!

Atenção à imunidade das crianças

Promover melhorias na imunidade das crianças não é uma receita de bolo, onde basta apenas seguir um passo-a-passo, mas alguns cuidados são um tanto quanto semelhantes em si.

Separamos aqueles que na opinião de pediatras e nutricionistas são as melhores ações que podem (e devem) ser tomadas para proteger a saúde dos pequenos.

1. Amamentação

A OMS – Organização Mundial da Saúde, recomenda o aleitamento materno como forma exclusiva de alimentação de bebês até os seis meses de vida.

Nutricionistas e pediatras são unânimes de que o leite materno é o alimento mais poderoso do mundo, uma vez que possui nutrientes que servem como matéria-prima para a construção da imunidade das crianças.

Após os seis meses de vida, a amamentação pode ser mantida de maneira alternada com alimentos naturais e sem a presença de alimentos industrializados até os dois anos de vida, período em que o DNA da criança ainda está em formação.

2. Vacinação

As vacinas são fundamentais para a criação e fortalecimento do sistema imunológico das crianças, principalmente no primeiro ano de vida.

No entanto, os reforços não podem ser deixados de lado, uma vez que as doses extras são responsáveis por deixar as crianças imunes a outras doenças como sarampo, gripe, febre amarela, coqueluche e poliomielite, por exemplo, e ter uma imunidade mais funcional, principalmente no inverno.

3. Higienização das mãos

Manter a higienização das mãos é outra questão de grande importância para garantir a imunidade das crianças. Afinal, elas estão levando as mãos para a boca, olhos e nariz, que são as principais portas de entrada do organismo.

Bactérias, fungos e principalmente vírus podem estar presentes nas mais variadas superfícies onde as crianças passem as mãos, e ao levá-las aos orifícios citados, pode haver contaminação.

Por isso a importância de se higienizar as mãos dos pequenos de maneira frequente.

4. Alimentação e hidratação

Nutrientes presentes nos alimentos ajudam a fortalecer o funcionamento do sistema imune das crianças.

Frutas, legumes e verduras são as principais opções alimentares que devem-se fazer presentes no prato das crianças. Além disso, carnes, ovos e leites também são importantes para o crescimento e desenvolvimento saudável e seguro.

Outro ponto importante capaz de potencializar a saúde das crianças é a hidratação. Ela torna os fluídos corporais menos espessos e mais funcionais, o que aumenta a capacidade de proteção, principalmente em temperaturas mais baixas.

5. Sono de qualidade

Por fim, é mais do que comprovado que dormir bem ajuda a criança no seu desenvolvimento, além de promover descanso, vigor e fortalecimento da imunidade.

Aqui cabe um destaque importante: a privação do sono libera cortisol, substância conhecida como hormônio do estresse, que interfere negativamente na imunidade das crianças.

Mantenha uma rotina de sono para seu filho e sempre observe de perto a qualidade das noites da criança.

ImunoValle é uma ótima opção

As dicas que acabamos de dar visando potencializar a imunidade das crianças são importantes, mas nem sempre colocá-las em prática é uma tarefa simples, o que pode afetar o funcionamento do sistema imunológico dos pequenos. Para essas situações mais complicadas, ImunoValle é uma grande ajuda.

Ele é um suplemento alimentar à base de beta-glucana associada a uma série de vitaminas e minerais específicos, como vitamina C e zinco, que auxiliam no funcionamento do sistema imunológico, garantindo saúde e segurança às crianças.

Por se tratar de um produto pensado para toda a família, Imunovalle tem uma formulação especial líquida com sabor tutti-frutti, o que facilita o seu consumo por crianças.

Se você teve interesse e quer saber mais sobre o Imunovalle, basta clicar aqui!

Para nós da Dovalle, a saúde de sua família está sempre em primeiro lugar!