Para prevenir a artrite: 3 cuidados para ter antes dos 30 anos

prevenir a artrite

Alguns hábitos podem prevenir a artrite e contribuir com a saúde a longo prazo. Confira!

A artrite é uma doença que atinge diversos tipos de pessoas e causa muitos transtornos para o dia a dia. Mas você sabia que com algumas ações simples é possível prevenir a artrite?

Principalmente antes dos 30 anos, esses hábitos podem realmente trazer resultados positivos para a saúde e o bem-estar a longo prazo.

A artrite nada mais é do que uma inflamação nas articulações, que são as junções de duas extremidades ósseas. Ela pode ser causada por diversos fatores, entre eles o desgaste dos ossos, falta de proteínas, carência de nutrientes ou ainda infecções.

Alguns grupos de pessoas estão mais sujeitas a ter esse tipo de inflamação. Um exemplo são os idosos com comprometimento da densidade mineral óssea, mulheres na pós-menopausa, atletas com desgaste articular. Por isso é tão importante prevenir a artrite, principalmente enquanto ainda se é jovem.

Veja a seguir algumas dicas para prevenir a artrite antes dos 30 e ter mais qualidade de vida até o fim da vida:

– Fazer exercícios regulares e sob supervisão

A prática de exercícios físicos traz diversos benefícios para a saúde, como melhorar a função do coração, diminuir a pressão alta e controlar o peso. Mas além disso, essa prática pode também prevenir a artrite e fortalecer os ossos.

Sabe por quê?

Os exercícios físicos aumentam a flexibilidade, a resistência e a força muscular. Além disso, eles fortalecem a massa muscular e atrasam a perda da massa óssea, ajudando a prevenir a artrite.

A dica para praticar exercícios da melhor forma é manter-se dentro do seu limite. Comece com atividades mais leves no começo, como caminhadas e natação, praticando no mínimo 3 vezes por semana durante 30 minutos.

Outro item importante para ser lembrado e que ajuda a prevenir a artrite é alongar-se sempre antes e depois dos exercícios físicos. Seja cauteloso com esportes de mais impacto, como futebol e basquete, por exemplo.

– Manter uma boa alimentação

Que uma boa alimentação é essencial para manter a saúde, todo mundo sabe. Mas você sabe como ela ajuda também a prevenir a artrite?

A artrite pode estar muitas vezes associada a carência de nutrientes. Essa carência também pode desencadear a artrose – uma artrite que ocorre por conta da degeneração das cartilagens. Por isso, uma alimentação rica em vitamina C e cálcio, por exemplo, pode diminuir o desgaste das cartilagens e ajudar a prevenir a artrite.

Assim, alguns alimentos como frutas cítricas, peixes e produtos derivados do leite também contribuem para melhorar a resistência. Eles também previnem esses desgastes e inflamações que são comuns nas estruturas ósseas. Além disso, eles atuam como anti-inflamatórios em casos de dores.

– Adotar uma suplementação adequada

O desgaste dos ossos e das articulações é um processo natural que acontece ao longo da vida das pessoas. No entanto, é possível prevenir a artrite e garantir uma qualidade de vida maior para quando alcançar a terceira idade.

Além dos hábitos citados acima, uma importante parte desse processo de prevenir a artrite é o uso de suplementos e nutracêuticos.

Nessa categoria, há aqueles como o Algi Articular, que atua na manutenção da saúde das articulações. Com uma mistura de colágeno, vitaminas e minerais, ele consegue melhorar a densidade dos ossos e reduzir a degradação natural das articulações. Ele também previne lesões, auxilia no aumento da força e massa óssea e é completo para a saúde articular.

Ao mesmo tempo, alguns suplementos como o Algi Ósseo, são voltados para o metabolismo dos ossos. Ele contém ingredientes como cálcio, magnésio, vitaminas D3 e K2. É importante lembrar que tanto a saúde dos ossos quanto a das articulações são importantes para a qualidade de vida ao longo dos anos.

Dovalle – O laboratório amigo da sua saúde

A Dovalle atua sempre como uma amiga da sua saúde, oferecendo uma gama de suplementos e nutracêuticos que dão o suporte para uma vida longa e saudável. Por isso, nos preocupamos com cada parte e cada etapa da sua saúde. Para conhecer todos os produtos da nossa linha, acesse aqui.