Saúde intestinal: entenda a importância dos prebióticos

Cuidar da saúde intestinal é muito importante e os prebióticos têm grande papel nisso

O funcionamento total do intestino ainda é desconhecido por muitos pesquisadores, cientistas e profissionais da saúde. 

É claro que já se sabe muito e, até onde podemos compreender, os prebióticos são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e, principalmente, para a manutenção da saúde intestinal. 

Mas você sabe o que são prebióticos, onde encontrá-los e por que são tão importantes? No conteúdo de hoje falaremos exatamente sobre isso, basta continuar com a leitura! 

O que são prebióticos?

Os prebióticos são compostos alimentares não digeríveis, que agem de forma benéfica no trato digestório das pessoas.

De maneira simplificada, podemos dizer que nada mais são do que fibras alimentares que não são digeridas pelo organismo, mas que favorecem a multiplicação de bactérias benéficas que vivem no nosso intestino.

FOS – ou frutooligosacarídeos, inulina, pectina e lignina são os exemplos mais clássicos de fibras prebióticas, que podem ser encontradas nos seguintes alimentos:

  • Aveia;
  • Cebola;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Pera;
  • Cascas de sementes como gergelim e linhaça;
  • Feijão;
  • Lentilha;
  • Aspargo;
  •  Alho;
  • Chicória.

Para as pessoas que não gostam dos alimentos citados ou que não podem se alimentar via oral, é possível fazer uso de suplementos que contêm prebióticos em suas composições, desde que haja orientação profissional para isso.

A importância dos prebióticos à saúde

Depois de mostrar as principais fontes de prebióticos, é hora de falar sobre sua importância à saúde. Vamos lá!

Crescimento de bactérias intestinais 

O intestino humano é povoado por bactérias intestinais benéficas e maléficas que convivem em equilíbrio. 

Quando há desequilíbrio dessas famílias bacterianas, havendo maior presença de micróbios maléficos, problemas de saúde como diarreia, má digestão, formação de gases, síndrome do intestino irritável etc. podem ocorrer.

É sempre fundamental que haja maior quantidade de bactérias benéficas do que maléficas em nossa flora intestinal. E manter as colônias bacterianas do bem em maior quantidade é, talvez, a maior importância do consumo de prebióticos.

Funcionamento intestinal

É comum que muitas pessoas apresentem o intestino preguiçoso, o que as faz passar dias sem conseguir ir ao banheiro. Isso é consequência direta da ausência de fibras prebióticas na alimentação. 

Prisão de ventre constante, sensação de estufamento e empachamento podem ser facilmente revertidas com o consumo regular de prebióticos.

Melhora do funcionamento do organismo

O intestino é o órgão responsável pela absorção de nutrientes como vitaminas, minerais, proteínas, gorduras e carboidratos, essenciais ao funcionamento do organismo como um todo.

A melhora do funcionamento do organismo é outra grande importância dos prebióticos à nossa saúde. Com um maior número de bactérias benéficas e melhora no funcionamento intestinal, o organismo e os demais sistemas passam a funcionar de modo mais adequado e o resultado dessa interação é a saúde generalizada como um todo.

Pessoas que consomem prebióticos são mais saudáveis! 

Nutracêuticos também são fontes de prebióticos

Os prebióticos também podem ser encontrados em quantidade balanceada em alguns nutracêuticos, soluções farmacêuticas que contém nutrientes com propriedade comprovada de trazer mais saúde de vida. 

A Dovalle, por exemplo, possui uma linha de suplementos nutracêuticos completas que podem ajudar você a potencializar sua saúde. 

Para conhecer nossa linha de produtos basta clicar aqui