O que são polivitamínicos, para que servem e como tomar

polivitamínicos

Fazer uso de polivitamínicos é uma ótima forma de repor ou adquirir nutrientes que, muitas vezes, o organismo não é capaz de obter ou até mesmo absorver somente por meio da alimentação. 

Diferente do que ocorre com vitaminas de maneira isolada, os multivitamínicos possuem formulações dotadas de vários nutrientes ao mesmo tempo.

Exatamente por possuírem essa particularidade, sua utilidade e as maneiras de ingestão podem sofrer variações, como falaremos no conteúdo de hoje. Se você está em busca de saúde, veio ao lugar certo!

O que são polivitamínicos afinal?

Também conhecido como multivitamínicos, os polivitamínicos são suplementos nutricionais compostos por vitaminas e minerais que oferecem aos consumidores as quantidades de nutrientes que o organismo necessita diariamente.

Esses suplementos podem ser formulados de maneira específica para determinadas faixas etárias, gênero e necessidades corporais.

Para que servem?

O corpo necessita de determinadas quantidades diárias de nutrientes que muitas vezes não são supridas.

Os polivitamínicos auxiliam na prevenção ou reversão de uma série de problemas de saúde, uma vez que protege o organismo dos mais variados tipos de carências nutricionais.

Quando um indivíduo sofre com algum tipo de carência nutricional, isso se reflete diretamente na saúde por meio de sintomas específicos como: 

  • cansaço;
  • desânimo;
  • falta de energia;
  • dificuldade de concentração;
  • queda de cabelo;
  • dores musculares;
  • alteração de humor e outros. 

Com carências de nutrientes, algumas doenças específicas podem surgir, como por exemplo a anemia, a osteoporose e até mesmo a depressão.

Por isso, fazer o uso de suplementos polivitamínicos é muito importante, mas desde que ocorra de forma orientada por um profissional da saúde.

Como tomar? 

Normalmente recomenda-se a ingestão de polivitamínicos durante uma refeição principal, como é o caso do almoço ou do jantar, por exemplo. Isso porque alguns alimentos podem auxiliar o organismo na absorção de determinadas vitaminas e minerais e, assim, potencializar os efeitos dos suplementos.

Entretanto, de forma geral, é seu nutricionista ou seu médico que irão recomendar o melhor momento para fazer uso desse tipo de suplemento.

Como saber se preciso tomar?

Existem duas maneiras de saber se você precisa tomar um suplemento multivitamínico.

A primeira se dá por meio de recordatórios alimentares e anamnese de sintomas, que podem indicar a não ingestão e carência de um ou mais nutrientes.

A segunda é por meio da realização de exames laboratoriais que apontam de maneira precisa a carência de alguma vitamina ou mineral no organismo.

Essas são as únicas maneiras seguras de se garantir uma suplementação segura e adequada.

Benefícios dos polivitamínicos

Algo importante a ser dito é que dentro de um suplemento à base de vitaminas e minerais podemos encontrar mais de 20 elementos diferentes capazes de trazer uma série de efeitos benéficos à saúde.

Hoje os suplementos polivitamínicos são um emaranhado de grande qualidade em termos de vitaminas e sais minerais desenvolvidos para potencializar a saúde do consumidor com chances reduzidas de quaisquer riscos ou efeitos colaterais.

Assim, podemos elencar que os principais benefícios dos polivitamínicos são:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Redução dos radicais livres que aceleram o processo de envelhecimento celular;
  • Ação antioxidante e de renovação tecidual como unhas, pele e cabelos.
  • Melhorias no funcionamento de diferentes sistemas corporais;
  • Prevenção de uma série de doenças;
  • Garantia de energia e disposição.

A importância dos polivitamínicos na saúde mental

Outro fator de grande importância no uso de polivitamínicos é sua ação sobre a saúde mental.

Hoje sabemos que existem vários agentes capazes de desencadear desordens de cunho mental, tais como estresse em demasia, falta de sono de qualidade, sedentarismo e ausência de vitaminas e minerais, como magnésio, zinco, selênio, vitaminas do complexo B, vitamina D e até mesmo gorduras de boa qualidade.

Por isso, apostar em uso de suplementos polivitamínicos sob prescrição profissional é uma ótima opção para quem busca mais qualidade de vida, atenção, foco, concentração e disposição.  

A Dovalle dispõe de linha completa de polivitamínicos

Pensando na saúde bem-estar de maneira geral, a Dovalle possui não um, nem dois, mas três suplementos polivitamínicos em sua linha de produtos. São eles:

Glineon A-Z

Glineon A-Z é uma ótima opção para complementação diária de micronutrientes em casos de necessidades aumentadas, como a prática de atividades físicas de alta intensidade e má alimentação.

É hoje o suplemento de vitaminas e minerais voltado para a saúde e bem-estar de toda a família.

Glineon ômega

Glineon ômega é um produto elaborado à base de óleo de peixe associado a micronutrientes essenciais ao organismo. Sua fórmula contém 13 vitaminas e 8 minerais aliado ao ácido graxo do tipo ômega 3.

Sendo uma ótima opção para reposição nutricional, é uma ótima pedida para adultos e idosos.

Glineon polivitamínico

E, por fim, o Glineon polivitamínico é um suplemento alimentar líquido com sabor de abacaxi, indicado para reposição de nutrientes específicos. Sua fórmula conta com 7 vitaminas, mais magnésio, manganês e potássio. Sendo uma boa alternativa para crianças.

E já que estamos falando de suplementos polivitamínicos que tal conhecer os principais sinais de carência nutricional? Para isso, é só clicar aqui e ler um conteúdo sobre o tema.