Entenda qual a importância dos polivitamínicos para a saúde da família

Entenda qual a importância dos polivitamínicos para a saúde da família

Você sabe o que são polivitamínicos, quais seus benefícios e quais os impactos positivos eles tem na saúde da família? 

Vitaminas e minerais são essenciais para o pleno funcionamento e consequente desenvolvimento do organismo. 

Cada vitamina e mineral agem de maneira única e complementar. Baixos níveis dessas substâncias podem acarretar problemas de saúde e até mesmo o surgimento de doenças em diferentes momentos da vida, por isso os polivitamínicos são tão importantes para a saúde individual e familiar.

Mas você não sabe o que são polivitamínicos e como eles podem te ajudar? Não deixe de conferir! 

Polivitamínicos para a saúde da família: Um olhar mais abrangente

As vitaminas e minerais são substâncias isenta de calorias, mas de grande importância para saúde de maneira geral, pois são consideradas reguladoras, ou seja, agem de maneira a regular uma série de reações bioquímicas e fisiológicas de forma a manter a saúde como um todo.

Suplementos polivitamínicos são importantes para a saúde familiar, pois trazem benefícios às crianças, adolescentes, adultos e idosos, como mostraremos a seguir.

Crianças e adolescentes

Crianças e adolescentes que não consomem quantidades adequadas de vitaminas e minerais podem apresentar atraso no crescimento, carências nutricionais individuais, além de desenvolver alguns tipos de doenças.

Nessas fases da vida, tanto as crianças quanto os adolescentes, normalmente apresentam seletividades alimentares, além de neofobia, que é o medo/receio de experimentar novas opções de alimentos, o que pode facilitar o surgimento e instalação de carências nutricionais.

Embora todos os nutrientes sejam importantes nessas fases, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina D e zinco se mostram ainda mais essenciais.

O ferro é importante para evitar a anemia, doença muito comum nessa fase da vida. O cálcio é outro mineral fundamental, pois participa ativamente da formação, desenvolvimento e fortalecimento de ossos e dentes.

Já a vitamina A e a vitamina D agem de maneira a otimizar o funcionamento e desenvolvimento do sistema nervoso e sistema imunológico. Em especial, a vitamina D colabora ainda para a absorção adequada do cálcio.

O zinco atua diretamente na produção de enzimas e alguns hormônios como a insulina por exemplo, fundamental para controle da glicemia sanguínea.

Adultos

Como se sabe, os adultos possuem necessidades fisiológicas diferentes das crianças, por isso, a necessidade por vitaminas e minerais é diferente.

Vitamina B12, Zinco, Magnésio são excelentes exemplos de micronutrientes que não podem faltar no organismo de adultos.

Não apenas a vitamina B12, mas as vitaminas do complexo B são importantes para a saúde de neurônios, além da renovação das hemácias, importantes para controle de oxigênio e nutrientes pelo corpo.

O zinco potencializa a funcionamento da vitamina D, favorece a ação do sistema imunológico, além de poderosa ação antioxidante e fortalecimento tecidual, como pele, unha e cabelos.

Já o magnésio é importante para o controle da glicose sanguínea, pressão arterial, ação anti-inflamatória e fortalecimento da função cardiovascular, além de regular a ação de outros minerais, como zinco, cobre e o potássio.

Idosos

O pessoal da melhor idade também precisa de atenção. Nesse grupo, vitamina C, sódio, potássio, Vitamina D, cálcio, selênio e cobre não devem ser negligenciados.

A vitamina C ajuda na imunidade e na síntese de colágeno, importante para manutenção de tecidos como músculos, ligamentos e articulações.

O sódio e o potássio controlam a pressão arterial, evitando quadros de problemas renais, AVC ou infarto.

A vitamina D ajuda na absorção e manutenção de cálcio, importantes para saúde óssea e muscular, além de favorecer o fortalecimento muscular.

O selênio, por sua vez, mantém a tireóide funcionando adequadamente, evitando alterações hormonais e o cobre, além de atuar na formação e funcionamento enzimático, contribui para absorção e estoque de vitamina C, evitando erros inatos de DNA.

Polivitamínicos são importantes para a saúde da família

Além das necessidades de cada fase da vida, uma série de fatores podem atrapalhar não só a ingestão como a absorção de vitaminas e minerais por pessoas de qualquer idade. Preferências alimentares, presença de patologias e mau funcionamento intestinal são as principais.

Por isso, buscar um polivitamínico, desde que haja consentimento e orientação profissional para isso, é sem sombra de dúvidas, a melhor maneira de manter a saúde de toda a família de forma simples e funcional.

Depois de descobrir a importância dos polivitamínicos, te apresentamos uma linha completa com três formulações altamente desenvolvidas para atender a necessidade de todas as idades, a linha Glineon. 

Para mais informações sobre a nossa linha de polivitamínicos é só clicar aqui.

Quando o assunto é a saúde da sua família, você pode contar com a Dovalle.