Ômegas 3 e 6: por que são essenciais para o organismo?

A maioria das pessoas ouve falar apenas em ômega 3. No entanto existem outros tipos de ácidos graxos de grande importância para a saúde, como é o caso também, do ômega 6, um tipo de gordura essencial para o funcionamento do organismo. Foi pensando em mostrar a diferença entre os ômegas 3 e 6 que resolvemos produzir esse conteúdo. Se você sempre quis saber quais são as propriedades individuais de cada um deles, então, não pode deixar de ler esse conteúdo.

Ômegas 3 e 6: Saiba quais são as diferenças 

Embora tenham nomenclaturas semelhantes, os ômegas 3 e 6 possuem uma série de diferenças pré-estabelecidas entre si. Vamos falar agora sobre as diferenças e ações de cada um deles no organismo.

Tudo sobre ômega 3 

Os ácidos graxos do tipo ômega 3 são um tipo de gordura insaturada considerados o único tipo de gordura que o organismo humano não é capaz de sintetizar. Por esse motivo, são considerados essenciais e devem se fazer presentes na rotina alimentar de todas as pessoas, como forma de se evitar deficiência nutricional.

Para que serve o ômega 3?

O ômega 3 faz parte da membrana de todas as células de nosso organismo, podendo inclusive, interferir no mecanismo de sinalização de cada célula. Ou seja, esse ácido graxo é capaz de afetar a função dos receptores que se encontram na parede de todas as nossas células.

Por conta disso, é possível afirmar que os ácidos graxos do tipo ômega 3, são responsáveis pela produção hormonal, além de participar ativamente de processos metabólicos diretamente relacionados à uma série de reações fisiológicas, como a coagulação sanguínea e processos inflamatórios.

Propriedades do ômega 3 

Por conta de sua atuação em processos inflamatórios e na regulação genética, esse ácido graxo é capaz de auxiliar na prevenção de problemas cardíacos, como infartos e arteriosclerose. Estudos demonstram que o ômega 3 é capaz de evitar o acúmulo de placas de gordura capazes de bloquear o fluxo sanguíneo no interior de artérias.

Os principais benefícios do ômega 3 são:

  • Ajuda a perder peso;
  • Controla a insulina e previne o diabetes;
  • Acelera o metabolismo;
  • Oferece proteção cardiovascular;
  • Previne diferentes tipos de câncer;
  • Possui ação anti-inflamatória;
  • Melhora os níveis de colesterol e triglicérides.

Tudo sobre ômega 6

O ômega 6, assim como o ômega 3 é um ácido graxo essencial para a saúde e o funcionamento do corpo humano. No entanto, nosso organismo não é capaz de produzir os ômegas 3 e 6, sendo necessários que sejam obtidos através de alimentação ou então de suplementação.

Para que serve o ômega 6

A principal função do ômega 6 é promover o crescimento das células, por isso é de fundamental para o desenvolvimento de órgãos e toda a estrutura corporal. Além disso, outro fator de grande importância sobre esse ácido graxo é sua ação sob o sistema nervoso, uma vez que potencializa as sinapses neuronais.

O ômega 6 também é importante na produção de hormônios capazes de ativar o funcionamento do sistema imune, além de poderosa ação anti-inflamatória. A carência desse nutriente é capaz de desencadear uma série de alterações cerebrais e neurológicas como depressão, esclerose múltipla, transtorno bipolar, déficit de atenção e esquizofrenia.

Os principais benefícios do ômega 6 são:

  • Poderosa ação anti-inflamatória;
  • Ação anticancerígena;
  • Melhora do funcionamento do sistema nervoso;
  • Maior cognição;
  • Aceleração de recuperação tecidual.

Ômegas 3 e 6: É importante que haja equilíbrio

Algo importante de ser mencionado entre os ômegas 3 e 6 é que é necessário que haja equilíbrio entre esses dois tipos de ácido graxos.

Para que suas ações benéficas ao organismo ocorram, é necessário manter uma proporção adequada entre ômegas 3 e 6.

Embora ambos sejam essenciais para o organismo, o nosso corpo precisa de cada um deles em concentrações diferentes. Uma série de estudos sugerem que o organismo necessita de duas partes de ômega 6 para uma parte de ômega3, ou seja, uma relação de 2:1 em favor do ômega 6.

Suplementação é uma ótima forma de garantir a dosagem ideal

Embora os ômegas 3 e 6 possam ser obtidos através da alimentação, é muito comum que profissionais da saúde prescrevem suplementos à base desses ácidos graxos como forma de garantir o equilíbrio entre ambos.

O laboratório DoValle produz suplementos à base de ômegas que podem ser incorporados no seu dia a dia garantido saúde e vitalidade. Para conhecer nossa linha de suplementos e nutracêuticos basta clicar aqui.