Conheça os principais nutrientes para manter um coração saudável

coração saudável

Quando se fala em saúde cardiovascular, existe uma série de ações que podem e devem ser tomadas. 

Entre as mais conhecidas estão a alimentação saudável, prática de atividades físicas e controle do estresse. No entanto, algo que pouca gente sabe é que o uso de suplementos também pode auxiliar para manter um coração saudável.

Hoje vamos te mostrar aqueles que são os principais suplementos capazes de fortalecer e manter o coração saudável. Para descobrir quais são eles, basta continuar a leitura desse artigo.

1. Suplementos à base de cálcio são ótimos para um coração saudável

Embora o cálcio seja amplamente relacionado à saúde óssea, é importante destacar que o mineral é responsável pelo processo de contração muscular. Sem ele, nenhum músculo é capaz de sofrer contração e relaxamento e, como se sabe, o coração é um músculo.

Dessa forma, usar suplementos à base de cálcio, é uma ótima forma de manter o coração saudável.

2. Suplementos de magnésio

O magnésio é conhecido como um calmante natural. Suplementos à base do mineral, causando maior sensação de tranquilidade e tem indiretamente um efeito hipotensor, ou seja, ajuda a diminuir a pressão arterial.

Isso promove maior relaxamento, melhora do funcionamento do coração e pode, inclusive, combater e prevenir arritmias cardíacas.

3. Resveratrol

O resveratrol é uma substância amplamente conhecida por conta de sua alta capacidade antioxidante e anti-inflamatória. Presente em sucos de uvas, vinhos e suplementos alimentares, ele é famoso por conta de seus benefícios ao coração.

O resveratrol age de modo a oxidar placas de gordura do interior de vasos sanguíneos, o que naturalmente melhora o fluxo do sangue, prevenindo assim episódios de hipertensão arterial, AVC e até mesmo infartos.

4. Ômega 3

O ômega 3 é outro exemplo de suplemento que age em prol da saúde cardiovascular. Suplementos à base desse tipo de gordura, são altamente anti-inflamatórios e antioxidantes, sendo capazes de prevenir o acúmulo de placas de gordura no interior de vasos sanguíneos e com isso manter o coração saudável.

5. Ácido fólico

O ácido fólico faz parte das vitaminas do complexo e é essencial na formação de uma coenzima capaz de reduzir os níveis de homocisteína, um aminoácido que, quando em excesso, afeta o sistema cardiovascular por completo de maneira negativa, impedindo inclusive a reparação de células do coração e de vasos sanguíneos.

Altos níveis de homocisteína contribuem para o endurecimento de vasos sanguíneos, o que eleva a pressão arterial e traz mais esforço ao coração. Sendo assim, para manter  o coração saudável, é necessário que os níveis de ácido fólico estejam sempre dentro dos níveis de normalidade.

6. Colágeno

Suplementos à base de colágeno são importantes para a saúde do coração, principalmente para pessoas que já sofreram infartos. Isso porque a substância é capaz de auxiliar na regeneração de células cardíacas que passaram por lesões específicas. O consumo regular de suplementos à base de colágeno é uma das principais formas de manter o coração saudável.

7. Vitamina C

Embora seja conhecida por sua poderosa ação antioxidante e anti-inflamatória, além de sua ação no sistema imune, a vitamina C é uma substância fundamental para a síntese de colágeno. A presença dessa vitamina auxilia na síntese do colágeno, que como mostrado anteriormente, é capaz de auxiliar na regeneração de lesões cardíacas.

8. Probióticos

E por fim, temos os probióticos, afinal de nada adianta fazer uso de suplementos visando um coração saudável se o intestino não estiver funcionando adequadamente.

Quanto mais saudável um intestino estiver, maior será sua capacidade de absorver nutrientes e, com isso, mais saudável o coração será.

Agora que você já sabe quais são os principais suplementos para manter o coração saudável que tal aprender mais sobre suplementação e suplementos nutracêuticos? Para isso, basta clicar aqui e acessar nosso blog onde você encontrará uma série de artigos embasados cientificamente capazes de orientar todas as suas condutas de atendimento.