Nutracêuticos: saiba em quais situações o seu consumo é recomendado

Sabemos que a alimentação é o combustível para manter o corpo saudável e estar em falta com algum nutriente pode comprometer a nossa saúde como um todo. Por isso, há hoje no mercado uma gama de produtos que suprem diversas necessidades de substâncias que não damos conta de suprir na alimentação, tais com os nutracêuticos.

As dificuldades para manter a dieta ideal são muitas: a rotina muito corrida, às vezes algum tratamento que fazemos, como dificuldade para comer um alimento específico, enfim. São muitos os contextos nos quais os produtos ajudam a deixar os níveis de nutrientes equilibrados e isso traz praticidade para nosso dia a dia.

Saiba neste artigo o que são os nutracêuticos e para que ele podem ser utilizados!

O que são os nutracêuticos

Os nutracêuticos são compostos de nutrientes isolados, os mesmos presentes em alimentos, tais como as vitaminas, probióticos, entre outros. Eles possuem os chamados compostos bioativos, os mesmos que estão nos alimentos, mas de forma concentrada. São facilmente encontrados em farmácias ou locais que vendam produtos para suplementação alimentar.

O uso na melhora da alimentação

Obviamente, se o produto ajuda a suprir a necessidade de alguns nutrientes, ele contribui para melhora da alimentação. Isso é interessante, como já mencionamos, para aqueles que têm dificuldades em consumir certos alimentos, seja por restrição alimentar ou para prevenir doenças.

Os benefícios no consumo

São notadas várias diferenças no organismo por conta dos benefícios desse tipo de produto. Há resolução de problemas relacionados às deficiências na nutrição, fortalecimento de músculos e ossos, melhora do metabolismo e também no funcionamento do intestino, a exemplo dos probióticos, a depender da função específica do produto escolhido.

Além disso, como consequências de uma alimentação equilibrada, o corpo se fortalece não apenas de forma interna como também externa, dando resultado em aspectos como a pele, por exemplo. Pensando no âmbito geral, temos o fortalecimento também da imunidade por conta do organismo estar com os nutrientes em dia, digamos assim.

Um aspecto interessante sobre esse tipo de consumo é que além de concentrados, conseguimos ingerir os nutrientes sem considerar a “parte ruim” ou não tão necessária assim de algum alimento, contribuindo para manter o corpo limpo.

O perigo dos excessos

Assim como qualquer elemento que ingerimos, também há perigos quando utilizamos os nutracêuticos em excesso. Visto que as cápsulas são concentradas e possuem muito mais do que o alimento em si, devemos consumir de acordo com a quantidade estipulada pelo médico, a fim de não causar efeitos contrários ao desejado.

Agora você já entende melhor o que são os produtos nutracêuticos e para que eles servem. O consumo desse tipo de produto é muito vantajoso se feito da forma correta. Caso se encaixe no perfil que necessita, facilmente encontrará para comprar. Manter uma alimentação saudável hoje é muito mais simples.

Lembrando que o recomendado é consultar o médico para saber as suas necessidades nutricionais e a dosagem correta do produto que utilizará para suplementar a alimentação.

Ficou interessado? Entre em contato conosco!