Piridoxina, ácido fólico e cobalamina: a importância desses nutrientes para o corpo

O organismo humano é uma grande mistura de células e substâncias que precisam de equilíbrio para um funcionamento pleno e adequado. Todos os nutrientes para o corpo são importantes, alguns em menores e outros em maiores quantidades. 

Entretanto, quando o assunto é imunidade, algumas substâncias possuem mais importância do que as outras. 

No artigo de hoje, vamos falar sobre essas três vitaminas e a importância desses nutrientes para o corpo. 

Se você busca formas de proteger seus amigos e parentes, e também a si próprio(a), não deixe de ler o artigo de hoje.

Piridoxina, ácido fólico e cobalamina

Piridoxina, ácido fólico e cobalamina são vitaminas do complexo B responsáveis por uma série de funções do organismo humano. Saiba de que forma elas agem no corpo e quais seus benefícios a seguir! 

Piridoxina – vitamina B6

Mais popularmente conhecida como vitamina B6, a piridoxina foi descoberta no ano de 1938 e, após alguns estudos, pesquisadores mostraram que se tratava de uma substância essencial para os seres humanos, por atuar na metabolização de aminoácidos que são importantes substratos para produção energética e funcionamento corporal.

As principais fontes alimentares de Piridoxina são: Gérmen de trigo, batata, banana, vegetais verdes escuros, peixes, abacates, nozes, castanhas e semente de gergelim.

Ácido fólico – vitamina B9

Conhecido como vitamina B9, o ácido fólico foi isolado por cientistas em 1943. Desde então, sabe-se que sua carência é reconhecida como uma das deficiências vitamínicas com maior prevalência no mundo.

O ácido fólico possui, como funções no organismo, a regulação do metabolismo de carboidratos e funcionamento do sistema imunológico. Além disso, trabalha de modo conjunto com a cobalamina, atuando na síntese de DNA e RNA, participando da formação e maturação de células do sangue e tendo responsabilidade indireta no transporte de nutrientes e oxigênio pelo organismo.

A vitamina B9 pode ser encontrada em vegetais verdes folhosos, fígado bovino, beterraba, grãos integrais, nozes, amendoins, feijão, ervilha, vagem, grão de bico e cereais fortificados.

Cobalamina – vitamina B12

E, por fim, temos a cobalamina, que também é conhecida como vitamina B12. Esse nutriente atua de maneira direta no metabolismo dos aminoácidos e na formação da hemoglobina – proteína responsável por carregar e distribuir oxigênio pelo organismo.

Além disso, a cobalamina também participa da produção de células sanguíneas, sendo assim de grande importância para a distribuição de nutrientes para órgãos e tecidos corporais.

As principais fontes de vitamina B12 são alimentos de origem animal, tais como: Fígado, carne de vaca, frango, carne suína, ovos e queijos.

Beta-glucana e o papel imunológico

A beta-glucana é uma fibra solúvel e se faz presente principalmente na cevada e na aveia. Muitos estudos fazem trabalhos sobre sua fibra, que tem se mostrado cada vez mais importante para o equilíbrio do organismo. 

Por ser uma fibra solúvel, a beta-glucana diminui a absorção de glicose, o que colabora para um controle glicêmico e consequentemente hormonal, ajudando na prevenção ou controle de casos inflamatórios. 

Por conta dessas aplicações, a fibra é sugerida para otimizar o funcionamento de vias imunológicas. Além disso, pesquisas mostram que a substância é capaz de reduzir a severidade de infecções do trato respiratório. 

A importância desses nutrientes para o corpo

Como mostramos, cada uma dessas vitaminas, junto à beta-glucana, desempenha papel único, mas ao analisarmos todas elas de maneira conjunta, percebe-se que elas podem ajudar direta e indiretamente na manutenção e funcionamento da imunidade.

A piridoxina atua no metabolismo de aminoácidos, o ácido fólico atua no funcionamento do sistema imunológico em si e, de modo conjunto com a cobalamina, também auxilia no transporte de nutrientes para o corpo.

Já a beta-glucana, por fim, promove o controle de inflamações, fortalece a capacidade e resposta imunológica, além de ajudar no controle de infecções respiratórias. 

Elas são uma ótima trinca de vitaminas para as defesas do organismo. 

Potencialize o funcionamento do seu sistema imunológico

Como muitos sabem, manter uma alimentação de qualidade é fundamental para saúde de maneira geral. A ingestão de nutrientes para o corpo é muito importante, uma vez que garante o funcionamento dos sistemas como um todo, principalmente o imunológico.

No entanto, mesmo com uma alimentação equilibrada, alguns nutrientes para o corpo podem não se fazer presentes, o que deixa as defesas do nosso organismo mais suscetíveis a ataques de agentes externos. Apostar em um suplemento voltado para a imunidade é uma ótima opção, talvez uma das mais viáveis. 

Para saber mais como potencializar sua imunidade e blindar seu organismo contra invasores, a Dovalle possui uma série de suplementos nutracêuticos que podem te ajudar nessa batalha diária. 

O Imunovalle, por exemplo, é um deles: feito à base de beta-glucana e associado a vitaminas e minerais específicos, potencializam o funcionamento do sistema imune e oferecem a proteção completa que nem sempre é encontrada em todos os alimentos. 

Para conhecer o Imunovalle, potencializando sua imunidade e de todos que você ama, basta clicar aqui