Saúde da mulher: exercícios, alimentos e suplementos para o bem-estar feminino

saúde da mulher

Manter uma rotina que alie exercícios e alimentação balanceada é importante para todas as pessoas, independentemente do gênero. Entretanto, existem alguns ingredientes e nutrientes que trazem grande vantagens para as mulheres. 

A prática de determinados exercícios, consumo de alguns alimentos específicos e uso de suplementos característicos são fundamentais para a saúde e bem-estar feminino. Confira as principais dicas a seguir!

Os principais exercícios para o bem-estar feminino 

Muitas mulheres comentam que depois da menopausa e durante a TPM é muito difícil manter ou encontrar o bem-estar. Felizmente, essa é uma realidade que pode ser melhorada: é possível amenizar os efeitos desses momentos hormonais por meio de atividades físicas. 

Exercícios de impacto, como corridas ou trotes, assim como exercícios de força, como musculação e pilates, por exemplo, podem ser ótimas formas de encontrar conforto. 

Os exercícios de impacto ajudam na fixação do cálcio nos ossos, enquanto os exercícios de força ajudam a manter a massa muscular, afinal, é muito comum que as mulheres sofram com osteoporose e perda/dificuldade de ganho de musculatura.

Alimentos importantes para a saúde das mulheres

Embora uma alimentação saudável e equilibrada seja fundamental para a saúde e bem-estar feminino, alguns alimentos são considerados essenciais para o organismo das mulheres. Listamos os principais.

Soja

A soja é importante para o bem-estar feminino por ser rica em isoflavonas, principalmente durante o período da menopausa, por ajudar a reduzir os sintomas clássicos e indesejados desse momento, como as famosas ondas de calor.

Além disso, a soja também reduz sintomas da TPM e é capaz de combater o câncer de mama, osteoporose, Alzheimer e até mesmo diabetes. 30 g diárias de soja é considerada uma dose mais do que suficiente desse alimento.

Chocolate amargo

O chocolate com alta concentração de cacau (acima dos 70%) é um alimento coringa para a saúde feminina. Isso porque ele é capaz de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e prevenir diferentes tipos de cancros. Além disso, esse alimento também é capaz de controlar a ansiedade – sentimento tão comum do público feminino. 

Mas tome cuidado, o chocolate ainda é bastante calórico: dois quadradinhos diários são suficientes para se obter todos os benefícios.

Semente de linhaça

A semente de linhaça é uma ótima aliada da saúde e bem-estar feminino. Rica em fibras e ômega 3, é capaz de equilibrar os níveis de colesterol, amenizar as ondas de calor, favorecer a perda de peso e ainda potencializar o funcionamento do intestino.

1 colher de semente de linhaça diariamente é o suficiente para conseguir os benefícios.

Vegetais verde-escuros

Vegetais verde-escuros como rúcula, espinafre, couve e agrião, por exemplo, possuem altas doses de vitaminas A, C, K, além de vitaminas do complexo B, como é o caso do ácido fólico.

Toda essa união de vitaminas e minerais age por todo o corpo feminino, trazendo melhorias na pele, unhas, músculos, ossos e cabelos. Com uma porção de vegetais escuros por dia, a saúde feminina já é potencializada.

Melhores suplementos para o público feminino 

Pensando na saúde e bem-estar feminino como um todo, alguns suplementos são considerados fundamentais para a mulherada. Os principais são:

Cálcio 

Por conta dos efeitos da menopausa o uso de suplementos à base de cálcio é fundamental tanto para a saúde óssea, quanto para a saúde muscular das mulheres.

Vitamina D

Como se sabe, a vitamina D é responsável pela fixação de cálcio nos ossos, visando prevenir assim patologias como a osteoporose. Por isso, se houver necessidade de suplementação do mineral, é importante que a vitamina também seja suplementada.

Colágeno hidrolisado 

O colágeno hidrolisado é fundamental para a saúde e bem-estar feminino, tanto de maneira interna, quanto externa. Esse suplemento é capaz de aumentar a saúde de tecidos lisos, como é o caso do intestino, como tecidos exteriores, como unhas, pele e cabelo, por exemplo.

Magnésio 

Conhecido como calmante natural, o magnésio é um aliado das mulheres que sofrem com alterações de humor e insônia provenientes da TPM e da menopausa.

Polivitamínicos 

Como se sabe a maioria das mulheres têm a vida corrida, e muitas vezes não conseguem adotar uma alimentação equilibrada, se fazendo de grande importância o uso de suplementos polivitamínicos como forma de cobrir eventuais carências não supridas somente pela ingestão alimentar.

É importante ressaltar que cada organismo é único e que é necessário avaliar cada caso antes de fazer uso de qualquer tipo de suplemento.

Com isso em mente, o mais importante é saber que quando o assunto é saúde e bem-estar feminino, você pode contar com a Dovalle.

Com uma linha repleta de suplementos nutracêuticos, a Dovalle é referência em qualidade e atendimento, tanto para pacientes, quanto para profissionais da saúde.

Para conhecer a nossa linha de suplementos e oferecer saúde para as mulheres, basta clicar aqui