Cuidados com a pele no verão e problemas com o excesso de sol

Cuidados com a pele no verão e problemas com o excesso de sol

Com o aumento natural das temperaturas no verão, há uma mudança de comportamento nas pessoas que passam a praticar mais atividades ao ar livre. Nessa época do ano, a radiação solar é mais intensa, o que aumenta os riscos de queimaduras, manchas e demais problemas, tendo que redobrar os cuidados com a pele. Dessa maneira, não se deve deixar a fotoproteção de lado nessa estação.

Hoje vamos mostrar quais são os cuidados que devem ser tomados com a pele no verão e quais são os problemas mais comuns que afetam a cútis nessa época do ano.

Dezembro laranja: Campanha Nacional de Prevenção ao câncer de pele 

Criada em 2014 pela SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Dezembro Laranja é uma iniciativa que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de pele que ocorre em parceria com instituições públicas e privadas para informar a população, sobre as principais formas de prevenção e a importância de buscar um médico especializado para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.

Seguindo o exemplo e o incentivo da campanha, vamos mostrar agora quais são os principais cuidados com a pele no verão.

Principais cuidados com a pele no verão

Existem diferentes cuidados com a pele no verão que podem ser adicionados de maneira simples à rotina de muita gente. Os principais são:

  •       Uso de roupas e acessórios adequados;
  •       Fazer uso de protetor solar;
  •       Manter a pele seca e hidratada através do uso de hidratantes específicos; 
  •       Priorizar hidratação;
  •     Optar por uma alimentação funcional. 

Vamos mostrar agora como colocar cada um desses cuidados em prática.

Uso de roupas e acessórios adequados 

Dentre todos os cuidados com a pele no verão, o uso de roupas e acessórios adequados é o primeiro.

Durante o verão é importante fazer uso de bloqueadores solares como chapéus, bonés e óculos solar e roupas de algodão durante as atividades ao ar livre. Isso porque eles são capazes de bloquear a maior parte da radiação ultravioleta.

Além disso, evitar a exposição solar entre as 9h e 16h horas também é uma medida muito importante, uma vez que a incidência dos raios solares, bem como os níveis de radiação UV estão aumentados nessa faixa de horário.

Fazer uso de protetor solar 

Um dos cuidados com a pele no verão é o uso do protetor solar que deve ser aplicado diariamente e não apenas nos momentos de lazer.

Produtos com fator de proteção solar (FPS) 30 ou superior são recomendados para uso diário e exposições mais prolongadas, como caminhadas, idas à praia e piscina ou durante pescarias.

O protetor solar deve proteger contra raios ultravioletas do tipo A e do tipo B, os famosos UVA e UVB e deve ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição solar para que a pele o absorva adequadamente.

Manter a pele seca e hidratada 

Por conta do calor, muitas pessoas têm o hábito de se molharem de modo constante e/ou permanecerem com roupas úmidas como forma de amenizar as altas temperaturas. Entretanto, isso não é recomendado.

O ideal durante o verão é manter a pele seca e hidratada com uso de cremes hidratantes prescritos por dermatologista.

Priorizar a hidratação 

Outro ponto importante durante o verão é priorizar a hidratação. Durante essa estação as temperaturas estão naturalmente mais elevadas, o que aumenta as taxas de sudorese, que podem culminar em desidratação.

Uma pessoa desidratada, possui naturalmente uma pele mais ressecada e frágil e consequentemente mais suscetível a problemas funcionais.

Praticar uma alimentação funcional 

Embora cuidados externos sejam importantes, pensar em nutrientes também faz parte dos cuidados com a pele no verão.

Alimentos ricos em vitamina A e betacaroteno como mamão, abóbora, manga, espinafre, ovos, são ótimas opções pelo fato de conferirem fotoproteção às células da derme e epiderme.

Alimentos ricos em gorduras de qualidade, como sementes oleaginosas, abacate, azeite de qualidade possuem caráter anti-inflamatório e antioxidante prevenindo e acelerando a recuperação de danos causados pelos raios solares.

Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, morangos, kiwi, potencializam a síntese de colágeno, fortalecendo a pele de maneira natural, minimizando danos provenientes de radiação.

A união de todos esses cuidados com a pele no verão ajuda a evitar uma série de problemas causados pelo excesso de sol, como vamos mostrar a seguir.

Problemas causados pelo excesso de sol 

Quando não se toma cuidados com a pele no verão, uma série de problemas causados pelo excesso de sol podem ocorrer. Dentre os principais podemos citar:

  •       Queimaduras;
  •       Manchas;
  •       Micoses;
  •       Brotoejas;
  •       Sardas brancas;
  •       Acne solar;
  •       Câncer de pele.

Algo importante para ser elencado sobre esses problemas é que todos eles podem ser evitados por meio de simples cuidados com a pele no verão, como citamos anteriormente.

Queimaduras, manchas, micoses, brotoejas, sardas brancas e acne solar podem se desenvolver de maneira rápida, dentro de um intervalo de poucos dias.

Já o câncer de pele, geralmente é fruto de longos períodos de exposição solar sem nenhum tipo de cuidado, aliado a alguns fatores específicos como é o caso de predisposição genética, por exemplo.

O uso de nutracêuticos está dentro dos cuidados com a pele no verão 

Além de todos os cuidados com a pele no verão que mostramos, é possível aumentar ainda mais a fotoproteção por meio do uso de suplementos nutracêuticos.

Importante mencionar que as uvas fazem parte das chamadas frutas vermelhas, que são boas fontes de antocianinas, pigmento que confere proteção às células da pele. Amoras, mirtilo, framboesa são ótimas opções, mas é preciso dar atenção especial às uvas, principalmente às suas sementes que são fontes de ácido linoléico um poderoso ácido graxo.

O ácido linoléico é conhecido por ser precursor de ceramida, uma substância que influencia o funcionamento de células de defesa da pele, tornando-a mais saudável e menos suscetível a problemas causados pelo sol.

Um exemplo de nutracêutico aliado da saúde da pele é o Resverol.

Resverol é um nutracêutico elaborado a partir do óleo extraído da semente de uva que é rico em ácido linoleico. Além disso, sua formulação é isenta de glúten e açúcar.

Converse com seu dermatologista sobre a inclusão de Resverol como mais um dentre os cuidados com a pele no verão que podem ser colocados em prática.

Já que estamos falando de cuidados com a pele no verão, que tal descobrir como amenizar os efeitos das rugas, linhas de expressão e envelhecimento da pele? Para isso, é só clicar aqui.