Dicas para enfrentarmos juntos a Covid-19

Confira as principais dicas para enfrentarmos juntos a pandemia de Covid-19

O mundo sofrendo com o avanço da Covid-19, doença causada por um novo tipo de coronavírus que ao sofrer um processo de mutação, deixou de infectar somente organismos animais e passou a afetar também o ser humano. Em muitos países do mundo, vive-se uma onda de solidariedade, preocupação e cuidado ao próximo. E isso é essencial para que sejamos capazes de superar esse delicado momento que se inicia no Brasil.

Hoje vamos falar dar dicas para juntos enfrentarmos

 o coronavírus e a Covid-19. Confira.

Compreendendo a disseminação do vírus

Para saber como enfrentar, é preciso saber como a disseminação do vírus e consequentemente da doença ocorre.

Uma vez contaminado, o organismo terá presença do vírus em uma série de fluídos biológicos, tais como urina, fezes, suor e principalmente saliva. Com isso, a disseminação do vírus pode ocorrer através de tosses, espirros, apertos de mão, uso de talheres e roupas de banho contaminadas.

De acordo com o New England Journal Of Medicine, o vírus pode sobreviver nas seguintes superfícies em diferentes períodos de tempo:

  • Aço inoxidável – 72 horas;
  • Plástico- 72 horas;
  • Papelão – 24 horas;
  • Cobre – 4 horas;
  • Ar e poeira – 1 hora.

Tendo conhecimento sobre esses fatos, é possível seguirmos rumo as nossas dicas de como enfrentar a Covid-19.

Principais dicas para enfrentar a Covid-19

O atual momento exige cautela, cuidado, mas não pânico. Através de simples ações é possível se manter resguardado da Covid-19. Confira as principais.

1. Respeite o período de quarentena

Estudos e demais países que já enfrentaram e ainda enfrentam o coronavírus demonstram que a principal forma de conter o avanço da Covid-19 se dá através do isolamento social. Por isso, se possível evite se expor de maneira desnecessária. Em outras palavras: Fique em casa.

2. Mantenha hábitos de higiene

Caso seja necessário sair de casa, mantenha bons hábitos de higiene. Mantenha as mãos limpas com álcool em gel, ou simplesmente com água e sabão, a lavagem das mãos inclusive, deve ser feita de modo completo, até o antebraço, com duração de pelo menos 20 segundos.

Evite abraços, beijos e apertos de mãos, mesmo de pessoas conhecidas. Caso seja necessário tossir ou espirrar, faça isso levando o rosto sempre a parte interna do cotovelo.

3. Alimente-se com qualidade

Pelo fato da Covid-19 ser uma doença de origem viral, ou seja, infecciosa, manter o sistema imunológico funcionando é muito importante e a melhor forma de se fazer isso se dá através da alimentação.

Opte por pratos coloridos, com saladas e legumes. Frutas, cereais, arroz, feijão, azeite também são ótimas opções, além de fontes de proteínas. Beber água e evitar alimentos industrializados também é fundamental.

4. Não pare de se exercitar

Atividades físicas também são eficazes para manter o sistema imunológico funcionando. Entretanto é recomendado que elas sejam mais leves e pouco desgastantes. Abdominais, subir e descer escadas, pular corda e usar halteres leves são ótimas opções de atividades que podem ser feitas em casa durante período de quarentena.

5. Cuide da sua saúde mental

Outro ponto importante nesse primeiro momento é cuidar de sua saúde mental. Evite o alto consumo de informações sobre a doença, pois elas podem causar sentimentos de ansiedade, pânico e estresse, que prejudicam o funcionamento do sistema imunológico.

Para cuidar de sua saúde mental, crie uma rotina, levantando todos os dias no mesmo horário e caso seja possível, trabalhe de casa. Pratique leituras, ouça músicas que gosta e pratique exercícios de respiração ou meditação, eles ajudam a acalmar e aliviar a tensão desse momento único.

Uma boa saúde começa com uma boa nutrição

A suplementação adequada pode auxiliar o sistema imune em várias situações específicas em que seja necessário repor nutrientes, favorecendo o metabolismo a criar mais resistência e assim manter um hábito de vida mais saudável através da nutrição.

Levamos a você mais vontade de viver. 

Cuide-se.