A importância e os benefícios do zinco para a saúde

benefícios do zinco

Saiba quais são os benefícios do zinco e a sua importância para a saúde

O zinco é um mineral de grande importância para a saúde, uma vez que participa de mais de 300 reações químicas do corpo. Assim, sua ausência pode causar uma série de alterações no funcionamento no organismo. Por isso, hoje vamos mostrar quais são os principais benefícios do zinco à saúde.

Se você busca potencializar a saúde de seus pacientes, não deixe de conferir o nosso artigo.

Os principais benefícios do zinco à saúde

Por participar de muitas reações fisiológicas em nosso organismo, esse mineral é capaz de prover uma série de efeitos benéficos. Conheça agora quais são os principais benefícios do zinco para a saúde.

Saúde cardiovascular

Um dos principais benefícios do zinco é o seu auxílio no controle da pressão dos vasos. Estudos sugerem que o mineral está relacionado a reparação e renovação celular de vasos sanguíneos, evitando que se tornem enrijecidos e menos maleáveis, o que poderia contribuir para o aumento da pressão arterial. Por isso, é possível afirmar que mesmo de maneira indireta, o zinco é capaz de prevenir quadros de pressão alta, AVC e até mesmo infartos.

Espanta a depressão

Um estudo recente mostrou que o zinco melhorou o quadro de depressão em mulheres jovens. A explicação para isso, seria que o mineral facilita a ocorrência de sinapses cerebrais, que nada mais é do que a forma de comunicação dos neurônios. Com melhor comunicação neuronal, os sintomas de tristeza, melancolia e depressão seriam afastados.

Previne o Alzheimer

A maioria dos pacientes com Alzheimer apresentam deficiência de zinco no organismo. O mineral é parte importante de uma enzima chamada superóxido dismutase, importante para proteção de estresse oxidativo.

Quando há pouca quantidade de zinco, o cérebro fica mais vulnerável à ação dos radicais livres, um fator de risco para o surgimento de Alzheimer. Por isso, o consumo do mineral por jovens adultos é muito importante.

Combate o diabetes

Um dos principais benefícios do zinco é o combate ao diabetes. O mineral tem uma relação muito próxima com o estoque e liberação de insulina. Sua carência pode acelerar o processo de resistência insulínica e deixar as pessoas mais propensas ao desenvolvimento do diabetes.

Além disso, o consumo regular de alimentos e suplementos à base de zinco, pode prevenir uma série de complicações da doença, como retinopatia diabética, por exemplo.

Aumento da imunidade

O zinco é o mineral com maior efeito sobre o funcionamento do sistema imunológico. Baixos níveis estão associados ao mal funcionando do timo, órgão responsável pela maturação dos linfócitos do tipo T, que são conhecidas como importantes células de defesa.

Assim, assegurar bons níveis de zinco no organismo é uma ótima forma de levantar defesas contra uma série de doenças.

Proteção pulmonar

Um dos principais benefícios do zinco está associado à saúde pulmonar, mais especificamente à pneumonia. Por fornecer suporte à imunidade, o mineral se mostrou uma ótima forma de proteger contra essa doença.

Pesquisas mostraram que doses de 20 mg diárias reduziram a severidade de pneumonias em crianças, além de barrar possíveis resistências à antibióticos.

Principais fontes de zinco

As principais fontes de zinco são alimentos de origem animal, tais como: 

  • Ostra;
  • Camarão;
  • Carnes vermelhas;
  • Frango;
  • Peixes;
  • Gema de ovo;

Além disso, o mineral também pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal, mas em menores quantidades. Os principais alimentos vegetais com boas doses de zinco em sua composição são: 

  • Gérmen de trigo;
  • Amendoim;
  • Grãos integrais;
  • Castanhas;
  • Tubérculos como batata, mandioca e inhame;
  • Sementes de melancia;
  • Feijão.

Manter uma alimentação equilibrada é uma ótima forma de se alcançar as recomendações diárias de zinco, que são de 8 mg por dia para pessoas comuns e 11 mg por dia para gestantes.

Suplementação também é importante

Todo profissional da saúde sabe que muitos pacientes possuem seletividade alimentar ou então são portadores de alguma doença que impede uma alimentação adequada. Nesses casos fazer uso de suplementos à base do mineral pode ser uma ótima alternativa.

Sedantol é um suplemento à base de zinco e outros minerais como magnésio e selênio, além de outras 10 vitaminas em sua composição.

Ao indicar Sedantol para seus pacientes, eles certamente colherão todos os benefícios do zinco.

Para saber mais sobre Sedantol, é só clicar aqui!

Quando o assunto é saúde dos seus pacientes, você pode contar com a Dovalle.