Saiba quais são os benefícios do ômega 3 na cognição

O ômega 3 possui inúmeros benefícios e você pode conhecê-los agora mesmo 

Os brasileiros estão vivendo cada vez mais. Embora essa seja uma boa notícia, é algo que também levanta um pouco de preocupação, afinal, não adianta apenas viver mais: é preciso viver com qualidade. 

Uma das maiores preocupações em termos de longevidade é a saúde mental e, embora muita gente não saiba, os maiores benefícios do ômega 3 estão diretamente ligados a saúde cognitiva.

Pensando em trazer informações de qualidade, no artigo de hoje vamos falar sobre os benefícios do ômega 3 para a cognição. Não deixe de conferir.

O que é ômega 3?

O ômega 3 é um composto de ácidos graxos, composto por:

·         ALA – Ácido Alfa Linolênico;

·         EPA – Ácido eicosapentaenoico;

·         DHA – ácido docosaexaenoico.

Esses ácidos graxos poli-insaturados são considerados essenciais, ou seja, não são produzidos pelo organismo e precisam ser consumidos diariamente.

As principais fontes de ômega 3 são: peixes de água fria, como sardinha, atum e salmão, sementes oleaginosas, como semente de chia, nozes, castanhas em geral, abacate, azeite e alguns óleos vegetais.

Além de ser encontrado em alimentos, o ômega 3 também pode ser consumido sob a forma de suplemento, uma vez que haja orientação profissional para isso.

Os benefícios do ômega 3 à cognição

Pois bem, depois de descobrir do que se trata, é hora de conhecer os benefícios do ômega 3 à cognição. Para isso, separamos aqueles que são os melhores efeitos desse composto de ácido graxos.

1. Prevenção de doenças neurológicas

As células cerebrais, conhecidas como neurônios possuem um envoltório fosfolipídico, um tipo natural de gordura. Sendo assim, o consumo frequente e adequado de ômega 3 favorece à saúde e o funcionamento dessas células.

Sabe-se que doenças como mal de Alzheimer e mal de Parkinson, por exemplo, ocorrem por conta de problemas de comunicação neuronal, que podem ser prevenidas ou amenizadas com o consumo adequado de ômega 3.

2. Tratamento coadjuvante da depressão 

Aqui temos mais um dos benefícios do ômega 3. Um estudo recente demonstrou que o consumo de ômega atua de maneira positiva no córtex pré-frontal direito, amenizando em até 40% os sintomas da depressão.

3. Previne demência 

Esse é mais um dos benefícios do ômega 3 na cognição. Embora a demência seja confundida com o Alzheimer, trata-se de patologias diferentes.

Normalmente, a demência se desenvolve por conta de inflamações em regiões cerebrais que afetam as sinapses neuronais. Além de potencializar o processo sináptico, o ômega 3 possui ação anti-inflamatória, capaz de atuar no cérebro e no sistema nervoso como um todo, prevenindo e até mesmo amenizando casos de demência.

Dovalle é ótima opção para saúde cognitiva 

Que tal procurar o que há de melhor em termos de nutracêuticos para a saúde como um todo?

Quando o assunto é qualidade a Dovalle é referência entre profissionais da saúde e pacientes.

Com mais de meio século de experiência e com uma equipe especializada, temos uma linha de suplementos nutracêuticos, que inclui ômega 3, produzidos com rigoroso controle de qualidade e matéria-prima de linha.  Para conferir nossos produtos basta acessar esse link.

Para a Dovalle, sua saúde está sempre acima de tudo.