Vitaminas: conheça a sua importância e os benefícios que elas trazem para a saúde

Essenciais para a saúde e para o bom funcionamento do organismo, as vitaminas são indispensáveis na vida de qualquer ser humano. Confira neste artigo, do que se tratam essas substâncias, onde encontrá-las e como utilizá-las para uma vida mais saudável e equilibrada.

Afinal, o que são as vitaminas?

Vitaminas são compostos orgânicos que o organismo é incapaz de produzir ou produz em quantidades insuficientes. Assim, o ideal é que essas substâncias sejam adquiridas por meio de dieta alimentar.

Tipos de vitaminas e suas fontes

A classificação das vitaminas é feita de acordo com suas atividades químicas e biológicas. Atualmente, elas são divididas em 13 tipos:

Vitamina A

Segundo o Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, sua deficiência pode causar problemas, como anemia e transtornos oculares, inclusive cegueira.

Também chamada de Retinol, é encontrada em alimentos de origem animal, folhas verdes e amarelas e frutas amarelo alaranjadas.

Vitaminas do complexo B

Trata-se de um conjunto de vitaminas que, antigamente, eram todas consideradas vitamina B. Com o avanço da ciência, percebeu-se que as substâncias se diferenciavam quimicamente e sua classificação passou a ser da seguinte maneira:

  • B1 (Tiamina): Importante na metabolização de carboidratos, lipídios e proteínas. Pode ser adquirida através de alimentos como legumes verdes, frutas e carne vermelha (principalmente de porco). Sua deficiência é comum em pacientes alcoólatras (beribéri);
  • B2 (Riboflavina): Atua na formação das células vermelhas do sangue. Com o crescimento, gestação e amamentação, as necessidades da vitamina B2 aumentam. O composto é encontrado em folhas verdes, vísceras e produtos lácteos;
  • B3 (Niacina): Ajuda no metabolismo de carboidratos e proteínas, além de participar da síntese das gorduras. Encontrada em carnes magras, amendoins e levedura da cerveja, sua insuficiência pode resultar em irritação intestinal e diarreia;
  • B5 (Ácido Pantotênico ou Pantenol): Atua na produção dos hormônios suprarrenais e na formação de anticorpos. Também conhecida como vitamina antiestresse, sua ação ajuda a retardar os sinais de envelhecimento da pele. Está presente na gema do ovo, brócolis, leveduras, rim e fígado de animais;
  • B6 (Piridoxina): Auxilia em diversas funções orgânicas, mas principalmente no desenvolvimento do sistema nervoso central e da função cognitiva. A substância é encontrada em alimentos de origem animal e vegetal;
  • B7 (Biotina): Incentiva a reprodução celular e a produção de ácidos graxos. Está presente principalmente no farelo de arroz, semente de girassol, lentilha e amendoim;
  • B9 (Ácido Fólico): Atua principalmente no metabolismo de aminoácidos e na síntese de DNA. Encontrada em feijões, vísceras e vegetais escuros, a substância é importante especialmente na gestação, pois ajuda a prevenir más-formações no feto;
  • B12 (Cobalamina): Ajuda no metabolismo das células, em especial as gastrointestinais, da medula óssea e do tecido nervoso. É produzida pelas bactérias da flora intestinal, mas em quantidades insuficientes. Por isso, deve ser obtida também pela ingestão de alimentos como leite, ovos, fígado e músculo;

Vitamina C

Também chamada de ácido ascórbico, trata-se de uma substância antioxidante, que protege as células dos radicais livres. A vitamina está presente principalmente na laranja, limão e acerola (de preferência, crus). É importante salientar que, embora seja um senso comum, não há comprovação científica de que a vitamina C previna gripes e resfriados.

Vitamina D

É sintetizada pelo organismo, mas precisa de ajuda da luz solar para que possa ser absorvida adequadamente. Ajuda principalmente na absorção do cálcio, sendo essencial para a saúde dos dentes e ossos.

Está presente em peixes gordos, como atum, salmão e carapau, gema de ovo, fígado e leite.

Vitamina E

Antioxidante importante no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção da formação de coágulos. Pode ser encontrada em frutos secos, sementes e óleos vegetais, como o de girassol, o de gérmen de trigo e o de cártamo.

Vitamina K

Também chamada de vitamina anti-hemorrágica, é importante na síntese de proteínas que atuam na coagulação sanguínea. As folhas verdes e os óleos de soja e canola são alimentos ricos nesta vitamina.

Vale lembrar que, quando consumida junto com fontes de gordura, a substância é melhor absorvida pelo organismo.

A suplementação vitamínica

Embora as vitaminas possam ser obtidas por meio da alimentação, muitas pessoas têm dificuldades de absorção das mesmas. Nesse sentido, fazer a suplementação das vitaminas em falta é essencial para a manutenção da saúde e do bom funcionamento do organismo.

Geralmente é recomendado que gestantes, por exemplo, suplementem suas dietas com ácido fólico (vitamina B9) para evitar problemas de formação do bebê. Pacientes pós-cirúrgicos também se beneficiam da suplementação vitamínica, já que suas dietas podem ficar pobres em alguns compostos, entre outros casos.

No entanto, é importante frisar que existe um nível adequado para cada vitamina no corpo humano. Tanto a falta, quanto o excesso, desses compostos podem trazer graves consequências à saúde. Dessa forma, antes de iniciar a suplementação com qualquer tipo de vitamina, consulte um seu médico.

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Suplementos X Nutracêuticos: qual a diferença entre os dois?

“Deixe que o alimento seja o seu remédio e o remédio seu alimento” (Hipócrates (460-370 ac.)). O ensinamento trazido pelo pai da medicina já demonstrava que para que uma pessoa seja saudável é necessário escolher alimentos adequados.

A vida corrida da sociedade moderna nos trouxe grandes dificuldades para cuidar da alimentação e consumir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Além disso, após uma certa idade, nosso organismo passa a não produzir determinados nutrientes, sendo necessário a sua reposição.

Para adquirir uma vida mais equilibrada, muitas pessoas estão optando pelo consumo de suplementos e nutracêuticos.

Mas o que são nutracêuticos?

Apesar de ter um nome complicado, nada mais é do que uma junção das palavras “nutrientes” e “farmacêuticos”. Explicando de maneira mais fácil, são soluções farmacêuticas cuja a fórmula contém nutrientes com capacidade comprovada de trazer benefícios à saúde, tanto para prevenir como para o tratamento de diversas doenças.

Eles ainda podem ser tanto para os fins de complementar a alimentação como também para o uso em tratamentos estéticos

Principal diferença entre nutracêuticos e suplementos

Apesar de nutracêutico ser um tipo de suplemento, eles se diferem porque em sua fórmula contém composto bioativo proveniente dos alimentos e em doses superiores aos encontrados nos alimentos originários.

Os suplementos nem sempre têm esse composto bioativo, o que torna difícil a análise específica da necessidade de cada um.

Por isso, é sempre recomendado a utilização de um nutracêutico, nas doses e medidas manipuladas especificamente para cada um dos indivíduos.

Quais são os benefícios?

Além da prevenção e do tratamento de diversas doenças, motivos pelos quais foram criados em primeiro lugar, a utilização pode trazer diversos outros benefícios para a qualidade de vida.

No geral, eles aumentam sua disposição, regulam seu organismo e te deixam mais saudável e feliz.

Os nutracêuticos também trazem benefícios para aqueles que gostam de praticar exercícios físicos. Isso porque aumentam a disposição para o treino e diminuem os impactos causados pelo exercício.

Neste caso, deve-se prestar atenção no composto que está sendo adquirido, uma vez que nem todos os suplementos vendidos para esse fim são compostos exclusivamente dos nutrientes que você precisa.

Para quem é recomendada a utilização?

Ele é recomendado para qualquer pessoa que deseja fazer a reposição dos nutrientes que ocasionalmente o corpo humano deixa de produzir aos longos dos anos. Também é recomendado para aqueles que procuram mais qualidade de vida, dormir melhor, ter mais disposição, melhorar o metabolismo entre outros.

Grávidas, mulheres na amamentação, crianças e idosos devem ter cuidado no seu consumo, sendo indispensável a orientação e o acompanhamento nutricional.

Lembre-se sempre de procurar orientações de um nutricionista, que irá indicar aqueles nutracêuticos e suplementos mais adequados a sua necessidade e, ainda, escolher produtos de qualidade e de sua confiança. Isso fará grande diferença nos resultados e na sua saúde

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Nutracêuticos: saiba em quais situações o seu consumo é recomendado

Sabemos que a alimentação é o combustível para manter o corpo saudável e estar em falta com algum nutriente pode comprometer a nossa saúde como um todo. Por isso, há hoje no mercado uma gama de produtos que suprem diversas necessidades de substâncias que não damos conta de suprir na alimentação, tais com os nutracêuticos.

As dificuldades para manter a dieta ideal são muitas: a rotina muito corrida, às vezes algum tratamento que fazemos, como dificuldade para comer um alimento específico, enfim. São muitos os contextos nos quais os produtos ajudam a deixar os níveis de nutrientes equilibrados e isso traz praticidade para nosso dia a dia.

Saiba neste artigo o que são os nutracêuticos e para que ele podem ser utilizados!

O que são os nutracêuticos

Os nutracêuticos são compostos de nutrientes isolados, os mesmos presentes em alimentos, tais como as vitaminas, probióticos, entre outros. Eles possuem os chamados compostos bioativos, os mesmos que estão nos alimentos, mas de forma concentrada. São facilmente encontrados em farmácias ou locais que vendam produtos para suplementação alimentar.

O uso na melhora da alimentação

Obviamente, se o produto ajuda a suprir a necessidade de alguns nutrientes, ele contribui para melhora da alimentação. Isso é interessante, como já mencionamos, para aqueles que têm dificuldades em consumir certos alimentos, seja por restrição alimentar ou para prevenir doenças.

Os benefícios no consumo

São notadas várias diferenças no organismo por conta dos benefícios desse tipo de produto. Há resolução de problemas relacionados às deficiências na nutrição, fortalecimento de músculos e ossos, melhora do metabolismo e também no funcionamento do intestino, a exemplo dos probióticos, a depender da função específica do produto escolhido.

Além disso, como consequências de uma alimentação equilibrada, o corpo se fortalece não apenas de forma interna como também externa, dando resultado em aspectos como a pele, por exemplo. Pensando no âmbito geral, temos o fortalecimento também da imunidade por conta do organismo estar com os nutrientes em dia, digamos assim.

Um aspecto interessante sobre esse tipo de consumo é que além de concentrados, conseguimos ingerir os nutrientes sem considerar a “parte ruim” ou não tão necessária assim de algum alimento, contribuindo para manter o corpo limpo.

O perigo dos excessos

Assim como qualquer elemento que ingerimos, também há perigos quando utilizamos os nutracêuticos em excesso. Visto que as cápsulas são concentradas e possuem muito mais do que o alimento em si, devemos consumir de acordo com a quantidade estipulada pelo médico, a fim de não causar efeitos contrários ao desejado.

Agora você já entende melhor o que são os produtos nutracêuticos e para que eles servem. O consumo desse tipo de produto é muito vantajoso se feito da forma correta. Caso se encaixe no perfil que necessita, facilmente encontrará para comprar. Manter uma alimentação saudável hoje é muito mais simples.

Lembrando que o recomendado é consultar o médico para saber as suas necessidades nutricionais e a dosagem correta do produto que utilizará para suplementar a alimentação.

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