O que são nutracêuticos? Saiba tudo sobre esse tipo de suplementação

o que são nutracêuticos

Entenda o que são nutracêuticos e como utilizá-los em benefício da sua saúde

Com a rotina acelerada das cidades e o envelhecimento da população, a nutrição vem ganhando um papel fundamental na saúde das pessoas. Assim, ganham destaques alguns tipos de suplementação, entre eles os nutracêuticos. Mas o que são nutracêuticos e como eles atuam no nosso organismo?

# O que são nutracêuticos?

Nutracêuticos são um tipo de suplementos alimentar que utiliza a forma concentrada de um composto alimentar. Ou seja, eles são produzidos naturalmente a partir do componente de um alimento funcional, só que de forma mais otimizada e concentrada.

Existem diversos alimentos funcionais na natureza. Basicamente, eles são chamados assim porque além dos nutrientes que qualquer elemento já possui, eles oferecem também grandes benefícios contribuem para a prevenção e o tratamento de doenças. Eles atuam desde o fornecimento de nutrientes até a proteção contra doenças.

Assim, os nutracêuticos utilizam-se dessas propriedades para oferecer esses benefícios de uma forma ainda melhor.

# Quais as principais vantagens dos nutracêuticos?

Muitas pessoas não sabem o que são nutracêuticos e, por isso, deixam de aproveitar os benefícios que eles oferecem.

Os nutracêuticos trazem grandes vantagens para saúde porque eles utilizam elementos naturais e, por terem uma concentração maior de nutrientes, são mais efetivos na prevenção de doenças. Além disso, eles são reconhecidos e absorvidos pelo organismo de forma bem natural.

Uma outra característica de ouro dos nutracêuticos é que, em um mesmo produto, eles podem combinar diversos nutrientes específicos. Assim, eles criam uma combinação perfeita para agir em determinada deficiência ou prevenção.

Eles podem combinar vitaminas, minerais, antioxidantes e diversos outros ingredientes. Além disso, eles podem atuar tanto no organismo, controlando o colesterol, por exemplo, quando na parte estética também.

Eles são ainda naturais e fáceis de incorporar na rotina, já que quase não apresentam efeitos colaterais.

# Por que utilizar os nutracêuticos?

Além de entender o que são nutracêuticos, é importante identificar as razões para utilizá-los na sua rotina.

Com o passar dos anos, é natural que o corpo deixe de produzir algumas substâncias necessárias para o seu bom funcionamento. É ai que os nutracêuticos podem atuar, garantindo a reposição desses nutrientes e uma longevidade maior e com qualidade de vida.

Já para os jovens, o uso dos nutracêuticos é também muito importante. Com a crescente preocupação com a saúde, a alimentação tem sido alvo de grande preocupação. Mas nem todas as pessoas conseguem uma boa nutrição de todos os ingredientes apenas com alimentação. Principalmente por conta da rotina acelerada, a dieta balanceada pode ser um desafio para muitas pessoas.

Por isso, elas podem utilizar os nutracêuticos para complementar essa alimentação e garantir uma boa nutrição. Assim, garante-se mais bem-estar, disposição, saúde e longevidade.

# Quais são os usos dos nutracêuticos?

Hoje, os nutracêuticos já são utilizados em diversas áreas como pediatria, ginecologia, neurologia, cardiologia, ortopedia e dermatologia.

Essas áreas utilizam os nutracêuticos principalmente porque eles trabalham com nutrientes já conhecidos em tratamentos e prevenções.

É o caso dos nutracêuticos a base de cálcio, que contribuem para a saúde das articulações (veja Algi Ósseo); ou então o ferro, que atua no controle de anemias e desnutrição (veja Rubralong); ou ainda os fitoesteróis, para o controle do colesterol (veja Fitoless).